OS GREGOS – ISAAC ASIMOV

Sinopse: Em Os gregos, Isaac Asimov é nosso guia pela história da civilização grega, desde os tempos micênicos (4.000 A.C) até a formação da Grécia atual (1964 de nossa era), destacando os principais aspectos dessa cultura que estabeleceu as bases artísticas, filosóficas e políticas do Ocidente.
Isaac Asimov é autor de obras como Fundação, Eu, robô e O fim da eternidade. Nasceu em 1920, na Rússia, mas naturalizou-se americano em 1928. Foi um dos grandes expoentes da Era de Ouro da ficção científica mundial, tido como um dos maiores apoiadores da ciência e da tecnologia de seu tempo. A coleção História Universal Isaac Asimov nos leva a uma viagem ao passado, guiada justamente por um autor que sempre nos ajudou a imaginar o futuro. Asimov faleceu em 1992, aos 72 anos.
Resenha/Opinião: Isaac Asimov é um dos grandes nomes da literatura de ficção científica, mas o que poucos sabem é que ele foi um autor de livros didáticos, bem como de livros sobre história geral. Os Gregos é o segundo livro de história geral do autor publicado pela Editora Planeta do Brasil. Dividido em 18 capítulos, Asimov inicia a sua falando sobre os gregos da Idade Micênica, ou seja, a Idade do Bronze, período este compreendido entre 4000 a.C. até 1200 a.C., mas vai até a formação do estado grego atual, o que remonta ao ano de 1964. Contudo, foi por volta dos anos 2000 a.C. que as tribos de fala grega começaram a migrar, expandir em direção ao sul e isso ocorreu a partir da península Balcânica, ocupando uma terra que hoje é conhecida como Grécia. Durante esse período as tribos gregas utilizavam ferramentas e armas feitas de pedra, tendo em vista que o metal ainda não era utilizado.
Os gregos foram se desenvolvendo com o passar do tempo e muito desse desenvolvimento ocorreu através de contatos com os cretenses, aliás, eles eram os povos mais desenvolvidos na região do mar Egeu, tendo em vista que a Ilha de Creta era desenvolvida, eles dominavam o uso de cobre e realizam comércios através de rotas marítimas. A influência e dominação de Creta sobre os povos gregos era tamanha que em determinado momento os gregos ficaram insatisfeitos com a dominação e revoltaram-se, mas os detalhes dessa revolta são desconhecidos até os dias de hoje.
Ao longo de sua obra Asimov aborda temas importantes da Grécia Antiga como a sua cultura e as bases artísticas, mas também a própria filosofia, o modo de pensar grego e a própria política, aspectos esses que moldaram a própria cultura ocidental como conhecemos nos dias de hoje. É justamente no campo da literatura que conhecemos um pouco sobre grandes nomes como Homero e Hesíodo, poetas que deixaram a sua marca na humanidade, mas há outros tão importantes quanto como: Ésquilo, Sófocles, Eurípides, Pausânias, Platão e Aristóteles, sendo esses dois últimos grandes pensadores gregos ao lado de Sócrates.
A literatura grega é tão marcante que para Asimov as suas comédias, mesmo repletas de situações cômicas, não eram obras apenas hilárias, pois elas atacavam de forma sagaz, bem como satirizava as mazelas e fraquezas da sociedade daquele tempo, mas também daqueles que discordavam, daqueles que tinham pensamentos e comportamentos diferentes.
Asimov não fala apenas de aspectos culturais da Grécia, mas adentra no campo da política, em especial aquela ligada diretamente com a seara militar, ou seja, ele fala sobre a Guerra contra a Pérsia, o quão importante foi para a unificação das cidades estados gregas, fala sobre a hegemonia de Esparta, pois durante um bom tempo foi a mais temida cidade estado grega. Contudo, nem tudo são flores na história da Grécia Antiga e Asimov nos demonstra a decadência da Grécia, bem como sobre Alexandre “O Grande”, as monarquias helenísticas e até mesmo o impacto causado Roma, Constantinopla e o Império Otomano na Grécia.
Os Gregos é uma leitura repleta de detalhes, pois fica claro que Asimov realizou diversas pesquisas e estudou sobre o tema. Eu vejo esse livro como uma porta de entrada para aqueles que desejam conhecer sobre esse povo que existe há milênios, é incrível verificar o quanto a Grécia Antiga influenciou e ainda influencia na formação dos povos ocidentais, o quanto ainda está presente em nossas vidas, seja através do campo filosófico, artes, exercícios/atividades físicas e até mesmo no campo do direito onde não elaboraram tratados sobre o direito, mas legislaram e aplicaram as leis com o intuito de obter justiça. Recomendo essa leitura para todos aqueles que desejam conhecer o berço da civilização ocidental.