O que fazer e onde comer em San Andrés

Vim contar pra vocês quais os passeios bacanas eu fiz e recomendo para quem quer saber o que fazer em San Andrés, bem como os meus restaurantes favoritos.

O que fazer em San Andrés

1. Passeio ao redor da ilha

Uma das atividades clássicas em San Andrés é alugar uma mula ou uma moto estilo scooter e dar a volta na ilha pela estrada. Além da vista incrível do mar, a própria estrada é um ponto turístico, com muitas pessoas parando no meio dela para tirar fotos. Apesar de parecer perigoso, não é. O tráfego é leve, permitindo desviar facilmente ou sair do meio da rua. Além disso, os locais estão acostumados e até mesmo os brasileiros podem ser vistos buzinando e acenando. Durante esse passeio, você pode fazer paradas em vários pontos, como West View, La Piscinita (que, se não me engano, estava fechada quando visitamos), e a praia de San Luís, entre outros. Apesar de algumas pancadas de chuva durante o dia, que nos desanimaram de ficar muito tempo em cada ponto, aproveitamos bastante em West View, onde passamos mais de uma hora!

2. West View

Este é um dos passeios comuns durante a volta à ilha e foi, aliás, a minha parte favorita do dia.  West View é como uma piscina natural repleta de peixes. A entrada custa 5.000 COP e inclui uma porção de pão para atrair os peixes. Você também tem a opção de alugar um colete salva-vidas por 10.000 COP, o que foi minha escolha, já que não me sinto segura nadando em águas profundas. Uma dica valiosa é levar snorkel para essa aventura, pois a diversidade da vida marinha é simplesmente espetacular. Você encontrará muitos peixes ao seu redor, e as cores e a profundidade do mar são de tirar o fôlego. Em West View, também há um trampolim e um tobogã de uso gratuito. O trampolim é bastante alto e algumas pessoas machucaram os ouvidos ao saltar, então eu só recomendaria para quem sabe nadar e está familiarizado com atividades aquáticas desse tipo, devido à pressão que ocorre ao entrar na água. Já o tobogã é mais tranquilo; até eu, que sou bastante medrosa, enfrentei o desafio, mas é importante utilizar o colete salva-vidas. Sendo sincera, não achei a experiência tão incrível, pois dói um pouco as costas, mas gostei de ter me desafiado. Para mim, a melhor parte de West View foi mergulhar e admirar toda a beleza e a vida marinha subaquática.

3. Johnny Cay e Aquario

Embora esses passeios possam ser feitos separadamente, decidimos dividir nosso dia entre eles. Johnny Cay é uma pequena ilha próxima de San Andrés, conhecida pelas iguanas que habitam o local. De um lado da ilha, encontramos uma bela praia com areias brancas e o mar caribenho, enquanto do outro lado há uma barreira de corais que forma piscinas naturais. Há também muitas árvores onde é possível estender uma canga e relaxar. Em seguida, nosso barco nos levou para explorar os Manglares, onde o filme “Anaconda” foi gravado. De lá, partimos para Acuario, um banco de areia no meio do mar que cria piscinas naturais cristalinas repletas de peixes.

4. Parasail

Nosso passeio favorito em San Andrés! O parasail pode ser um pouco mais caro, mas vale cada centavo. Você parte da marina em um barco que o leva para o meio do mar, onde os instrutores prendem o paraquedas em você. Com o barco, eles o puxam pelo mar de sete cores. Meu namorado e eu fomos os primeiros a ir, e a sensação de frio na barriga foi sensacional. Apesar do meu medo de altura, a sensação de subir é incrível, sem mencionar a vista espetacular do mar caribenho lá de cima. Foi uma emoção enorme, de verdade! O passeio dura cerca de 15 minutos, e a equipe do barco ainda o “derruba” no mar uma ou duas vezes (eles param o barco e o buraco no paraquedas faz você descer lentamente, apenas o suficiente para tocar a água com a bunda, e em seguida o puxam novamente para você subir). Se há um passeio que eu recomendo em San Andrés, é este!

Onde comer em San Andrés

Também resolvi fazer uma listinha com todos os restaurantes que conhecemos, pra facilitar a vida de quem quiser visitar o destino também.

– La Regatta: acredito que seja o mais famoso (e caro) da ilha, sendo considerado quase um ponto turístico. O lugar é um charme, todo colorido, e realmente tem um menu e um atendimento diferenciados. Além disso, o restaurante fica na beira do mar e a vista é linda. Eles são especializados em frutos do mar, então se você curte esse tipo de gastronomia, vale a pena experimentar. Fica a dica: a limonada de coco deles é uma delícia!

– Beer Station: meu lugar favorito em San Andrés, fomos mais de três vezes lá!  É um pub que toca músicas de diversos estilos (como pop, rock, hard rock, reggaeton), tem uma decoração rústica e luz de velas nas mesas. O hambúrguer de lá não é tão bom, mas tem um picadão sensacional que alimenta e é barato (vem com onion rings, salsicha, chorizo, iscas de filé, iscas de frango e batata rústica). O mojito deles foi um dos meus favoritos da vida!

– El Corral: é tipo um Burger King, bem gostoso. Pra economizar, quebra um super galho!

– La Pizzeta: uma pizza um pouco mais cara, mas muito saborosa. Pedi a de camarão e me apaixonei, tanto que comemos lá duas vezes. Só não curti a limonada de coco, muito doce.

– Bistrô 82: um verdadeiro achado! Quando terminamos a volta à ilha, por acaso vimos o Bistrô 82 e decidimos parar para comer. O lugar é pequeno, mas tem uma pizza muito boa, bem recheada e barata. Comemos super bem lá pagando pouco (bela combinação, né?).

– Kikiriki: tipo um KFC colombiano (?). O lugar é especializado em frango frito, e tem vários combos com pedaços de frango, nuggets e afins. Nós preferimos não arriscar e pedimos um seguro hambúrguer de frango empanado. Era bem gostoso e baratinho.

– Juan Valdez: cafeteria famosa por lá, mas que não me impressionou. Achei o café bem OK e as comidas também não tinham nada demais. A única coisa de que gostei foi uma torta de chocolate que pedi, mas de resto eu achei bem mediano. Não acho que valha o preço (ou a fama).

– Paletas: no calçadão, bem em frente ao El Corral e ao Beer Station, tem um quiosque que vende paletas muito boas por 5.000 COPs cada. Recomendo!