Roteiro Fernando de Noronha

Viajar para Fernando de Noronha é uma experiência inesquecível. Este arquipélago, situado a cerca de 350 km da costa nordeste do Brasil, é um paraíso tropical conhecido por suas praias de águas cristalinas, rica biodiversidade marinha e paisagens deslumbrantes. Composto por 21 ilhas e ilhotas, Noronha oferece um cenário perfeito para mergulho, snorkeling e surfe. Venha conhecer alguns desses roteiros com a gente!

O que fazer em Fernando de Noronha

1. Ilha Tour

O Ilha Tour foi o nosso primeiro passeio, realizado no dia seguinte à nossa chegada. Esse tour funciona assim: a agência de passeios busca você na pousada e leva pelos principais pontos turísticos da ilha. Tivemos a sorte de ter um bônus no nosso tour, algo que não é tão comum: uma parada na Praia do Porto, de onde saem os passeios de barco. Fizemos um snorkeling guiado até um navio naufragado próximo à costa, que serve de abrigo para a vida marinha. Foi uma experiência incrível! Vimos arraias, tartarugas e muitos cardumes.

O Ilha Tour inclui visitas a praias gratuitas e aquelas localizadas no Parque Nacional Marinho, como a Praia do Sancho, eleita a mais linda do mundo. Além disso, o passeio passa por pontos turísticos culturais e termina em um local específico para contemplar um pôr do sol espetacular. A grande vantagem desse passeio é que você conhece a ilha toda e pode decidir quais lugares gostou mais para revisitar nos dias seguintes.

2. Passeio de Canoa Havaiana

O passeio de canoa havaiana pode ser agendado para o nascer do sol, às 8h e, se não me engano, às 10h (embora não tenha certeza absoluta). Optamos pelo nascer do sol na esperança de avistar golfinhos e apreciar uma vista mais deslumbrante. Embora a experiência tenha sido agradável, infelizmente não avistamos golfinhos. Descobri depois de chegar à ilha que o horário mais favorável é às 8h, mas já havia contratado para o nascer do sol. Foi uma experiência interessante, mas provavelmente não repetiria se voltasse. Por quê? Além de não ter sido tão impactante quanto esperava, é extremamente cansativo. Isso foi algo que percebi em várias atividades em Fernando de Noronha; muitas exigem um bom preparo físico.

O passeio de canoa havaiana é realizado em grupos de cerca de 10 pessoas e requer esforço conjunto de remada. Se houver um ou dois participantes preguiçosos, a tarefa se torna mais desafiadora e exigente. Na ida, remamos a favor da maré, que é a parte mais tranquila do passeio, enquanto o instrutor compartilha informações sobre as praias e curiosidades da ilha. É na volta que a coisa complica: 40 minutos de remada contínua contra a correnteza. Minhas costas pediram clemência e meu namorado e eu precisamos reservar um tempo para descansar depois.

3. Passeio Entardecer VIP

É interessante como o gosto é algo tão pessoal, não é mesmo? Pouco antes de nossa viagem, uma blogueira que sigo esteve em Fernando de Noronha e não curtiu nada esse passeio. Para minha surpresa, foi um dos nossos favoritos! Tivemos sorte: diferente de outros grupos que fizeram o passeio em catamarãs enormes e lotados, o nosso foi em um barco quase particular, com apenas mais 3 casais a bordo.

O barco parte por volta das 16h e faz um passeio ao redor da ilha, parando em um ponto específico para permitir que os passageiros pulem no mar e relaxem. Enquanto o sol se põe, é servido um delicioso churrasco de peixe a bordo. Nesse passeio, também é possível experimentar o Plana Sub: você recebe uma pranchinha presa ao barco e é puxado enquanto mergulha na água para observar a vida marinha ou fica na superfície.Mas o que tornou o Entardecer VIP um dos meus passeios favoritos foi a realização de um sonho: avistar golfinhos.

4. Passeio de Barco

Na minha modesta opinião, se você já fez o Entardecer VIP, o passeio de barco não é mais tão essencial. A única diferença notável é que durante o passeio de barco você tem a oportunidade de nadar na Praia do Sancho, o que é realmente agradável, mas o restante do passeio me pareceu um tanto monótono. Embarcamos em um catamarã e seguimos uma rota muito semelhante à da canoa havaiana e ao Entardecer VIP, tornando-se uma experiência um tanto repetitiva, se é que me entendem. Além disso, o passeio é demorado, e por causa disso, senti que “perdi” uma parte do dia que poderia ter sido melhor aproveitada em alguma praia.

5. Mergulho de cilindro

decidi enfrentar o desafio novamente em Fernando de Noronha, conhecido por suas belezas naturais e vida marinha incrível. Mesmo com um instrutor ao meu lado durante todo o passeio, minha ansiedade persistiu e precisei de apoio para controlar minha respiração e posição corporal. No entanto, mergulhar partindo da praia, ao invés de pular no meio do mar, ajudou a acalmar meus nervos. Com a ajuda do instrutor, pude apreciar a vida marinha e até tirar fotos com tartarugas. Apesar de ter sido uma experiência memorável, percebi que mergulhar com cilindro não é para mim e aceitei isso. Ainda assim, foi ótimo criar novas lembranças positivas dessa aventura.