SAGAS E MITOS NÓRDICOS – CLAUDIO BLANC

Sinopse: Milhares de anos se passaram desde que as primeiras histórias sobre os feitos dos deuses nórdicos foram compartilhadas em torno de grandes fogueiras por povos antigos, e mesmo assim, ainda hoje inspiram um relevante número de produções, seja em filmes, nos quadrinhos, na literatura, em jogos ou outros tipos de mídia. Muitas das sagas que marcaram a Era Viking buscam explicar a origem do Cosmo e da raça humana, envolvendo explorações e batalhas épicas. Neste livro, Claudio Blanc faz uma seleção única de sagas e mitos nórdicos, os quais vão levar o leitor para a viagem fascinante ao mundo de divindades como Odin, Thor, Loki e outros personagens incríveis da mitologia escandinava.
Resenha/Opinião: Sagas e Mitos Nórdicos é mais um livro de mitologia organizado por Claudio Blanc e como o próprio título deixa claro, o organizador nos leva ao universo da mitologia nórdica e nesse volume que é dividido em três partes Claudio nos apresenta em um primeiro momento alguns notáveis habitantes de Asgard, já a segunda parte é focada em grande parte no pai de todos, Odin. Contudo, também somos levados a conhecer um pouco sobre Thor e Loki, bem como algumas de suas aventuras. Já na última parte conhecemos um pouco mais sobre a história de Loki e seus descendentes, mas chega de conversa e vamos ao que interessa.

Claudio inicia esse livro nos apresentando uma época em que viveram deuses como: Odin, Thor, Heimdall, Baldur, mas também Loki, um deuses que praticava tanto o bem como o mal. Nesse período havia lindíssimas deusas como: Nanna, Sif, Frigga e Freya. Contudo, foi no período desses deuses que algo inimaginável aconteceu, dois lobos devoraram o sol e a lua e com isso o meu entrou em uma era de escuridão e frio, os deuses foram afetados e muitos deles pereceram, ou seja, muitos deuses encontraram a condenação e esse período ficou conhecido como Ragnarok, o crepúsculo dos deuses.

No decorrer da leitura vemos como a grande muralha foi construída e como Loki influenciou nos rumos dessa construção, aliás, essa muralhada foi construída para proteger os deuses, tendo em vista que eles viviam em uma eterna guerra contra os gigantes que queriam destruir os deuses, os homens e o mundo, por outro lado os deuses queriam proteger os humanos e deixar o mundo ainda mais belo do que era.
A segunda parte do livro chama atenção pelas histórias de Odin e uma que chama atenção é a sua busca pela sabedoria, algo que ele conquistou através de sangue e dor, pois para obter o que tanto queria, Odin teve que sacrificar o seu olho direito. Outra história interessante é sobre o período que Odin viveu entre os homens e precisou enfrentar um governante chamado Geirrod, este na verdade era um homem cruel, pois ao menor motivo era capaz de cometer atrocidades e foi julgado por Odin.
A terceira e última parte conhecemos de forma mais íntima a vida de Loki, a sua relação com as valquírias, mas também como os filhos do Loki surgiram e como era a sua relação com eles. Eu destaco nesse última parte a história sobre como Loki foi considerado traidor, isso ocorreu por ele se voltar contra Asgard, mas também contra Thor.
Sagas e Mitos Nórdicos é um livro curto e você poderá ler em um ou dois dias, pois esse livro é uma antologia de curtas histórias sobre a mitologia nórdica, mas especificamente sobre as principais figuras dessa mitologia e Claudio nos apresenta tais histórias de forma breve, ou seja, esse é um livro para aqueles que não estão familiarizados com a mitologia nórdica e serve muito bem como pontapé inicial para desbravar esse mundo belíssimo dos mitos e sagas.
Em suma, esse livro foi bem organizado e gostei de revisitar algumas das histórias que envolvem Odin, Loki, Thor, as Valquírias e outras figuras desse universo que nos últimos anos estão sendo exploradas e retratadas por filmes e séries, ainda que de forma não tão fiel como o que nos é apresentado nos livros. Recomendo para todos que desejam explorar os mitos e as sagas nórdicas, mitos e sagas essas que estão ligadas aos povos vikings (nórdicos).