Sinopse: A aguardada sequência de Skyward:conquiste as estrelas, best-seller do The New York Times!Conheça a história de uma garota e seu terrível segredo que pode salvar – ou colocar em xeque – o futuro da humanidade. Durante toda a sua vida, Spensa sonhou em se tornar piloto de caça e provar ser uma heroína como o pai. Ela conseguiu alcançar os céus, mas não sem lidar com verdades terríveis ao longo do caminho. Os rumores da covardia de seu pai eram, enfim, verdadeiros: ele havia abandonado o posto durante a batalha contra os Krell e, pior, se voltado contra sua própriaequipe, atacando os companheiros. Porém, Spensa desconfia de que há algo nessa história que ela ainda desconhece. E tem certeza de que o que aconteceu com o pai naquele dia pode também acontecer com ela. Como o pai, a garota foi capaz de ouvir as estrelas – e o que elas lhe revelaram foi aterrorizante. Já haviam se passado seis meses desde que derrotamos a tentativa dos Krell de nos exterminar com um forte bombardeio. Com nossa vitória, descobrimos alguns fatos importantes. O inimigo que chamamos de “Krell” era um grupo de alienígenas encarregado de conter meu povo em nosso planeta, Detritus, um tipo de cruzamento entre prisão e reserva natural para a civilização humana. Os Krell prestavam contas a um governo galáctico maior chamado Supremacia. Eles empregavam drones guiados remotamente para lutar conosco – pilotados por alienígenas que viviam muito longe
Resenha/Opinião: Brandon Sanderson é sem sombra de dúvidas um dos grandes nomes da literatura fantástica atualmente e temos no Brasil diversos de seus livros publicados. Atualmente a Planeta Minotauro está publicando a trilogia Skyward, o primeiro livro inclusive já foi resenhado aqui na Saga. Starsight é justamente o segundo volume da trilogia e apesar de ser uma continuação, o autor praticamente construiu tudo de zero e expandiu ainda mais o maravilhoso universo apresentado em Skyward.
“Um herói não escolhe as suas batalhas..”; essa frase ecoa na cabeça de Spensa, essas foram as palavras que o avô de Spensa disse para ela. Spensa é uma jovem determinada e repleta de sonhos, ela desde cedo desejou ser uma piloto e seguir os passos do país, aliás, o seu pai foi um grande piloto. Contudo, quando realmente conseguiu se tornar uma piloto, Spensa descobriu que o seu pai não era aquilo tudo que ela imaginava, pois há indícios que ele traiu a própria equipe, inclusive foram os inimigos que sugeriram isso e ela passou a ter medo de cometer o mesmo erro do pai.
Spensa em determinado momento é enviada em uma missão de espionagem e para se infiltrar no planeta dos Krell ela acaba roubando a identidade de uma alienígena. Nesse planeta ela precisa entender o que os alienígenas querem, quais são as armas que eles utilizam e como eles conseguem se mover tão rapidamente pelo espaço. Contudo, ela tem uma missão ainda mais perigosa, roubar uma tecnologia que está guardada à sete chaves.
Em sua jornada, Spensa acaba descobrindo diversas informações importantes, inclusive coisas que ela jamais imaginaria entre aqueles que atacam o seu povo e planeta. É durante o convívio com os alienígenas que Spensa chega a conclusão de quem nem todos são maus ou simplesmente bons, todos podem cometer erros e muitos são apenas massa de manobras dos governantes, aliás, é no front inimigo que ela faz algumas amizades. Enquanto tenta concluir a sua missão, Spensa decide descobrir mais sobre a sua história e a do próprio pai.
Nesse segundo volume, Sanderson introduziu novas raças alienígenas e ele fez isso muito bem, pois essas raças possuem características e culturas próprias, além disso, ele fala sobre a importância da vida, individualidade e coletividade, mas também sobre preconceitos. Esses temas enriqueceram a leitura e são importantes para compreendermos melhor esse universo incrível e diversificado criado pelo autor.
Em Starsight o autor nos mostra mais sobre a história do ser humano e como oi o contato deste com as raças alienígenas. Outro aspecto interessante é o motivo pelo qual os seres humanos estão presos em Detritus e como eles chegaram até ali. Ao longo da leitura conhecemos novos personagens e revemos outros que estão presente em Skyward. Sanderson nos entrega um enredo com mistérios, segredos, descobertas e reviravoltas.
Em suma, Starsight é um livro envolvente, tem um início incrível e um desfecho igualmente incrível, tem personagens cativantes e um vilão marcante. Eu mal posso esperar pelo próximo volume. Esse é um livro para praticamente todas idades! Starsight é imperdível!
Mais Notícias
Bem Mais Perto – Susane Colasanti
Bela Maldade – Rebecca James
Batendo à Porta do Céu – Jordi Sierra i Fabra