O HOMEM RABISCADO – SERGE LEHMAN & FREDERICK PEETERS

Sinopse: Em uma Paris sufocada por uma chuva torrencial, mãe e filha partem no rastro de um extraordinário segredo de família. Serge Lehman e Frederik Peeters no auge de sua forma!
Aos 40 anos de idade, Betty Couvreur vive à sombra de sua mãe, Maud, escritora de livros infantis. Mas durante anos Maud tem estado sob a influência de um chantagista aterrorizante, Max Corbeau. Betty descobre essa situação e se vê lançada em uma busca por suas origens na companhia da própria filha, Clara. Uma viagem de iniciação à terra dos monstros e maravilhas, com um desfecho que apresenta um segredo saído das profundezas do tempo.
Resenha/Opinião: Publicada originalmente em 2018 sob o título de “L’homme gribouillé”, “O Homem Rabiscado” é uma graphic novel francesa elaborada por Serge Lehman e Frederick Peeters. Publicada no Brasil pelo selo Nemo (Grupo Autêntica), essa graphic chegou ao nosso país em 2022. Aqui somos levados para Paris, a famosa capital francesa e é na cidade da luz que conhecemos Betty Couvreur, uma editora que tem sérios problemas de relacionamentos e vive à margem de sua mãe, Maud, uma escritora talentosa de livros infantis e Clara, filha de Betty, uma jovem extrovertida e de fácil comunicação.
Os dias de tranquilidade dessa família está com os dias contados, pois Maud é acometida de um AVC e por foi hospitalizada. Contudo, a escritora entra em coma e durante esse período um homem misterioso meio corvo e meio humano invade a sua casa fazendo ameaças a Clara, pois ele está em busca de um pacote. Ao que tudo indica, esse ser misterioso é um assassino que há tempos chantageia Maud.
Após descobrir que a própria casa foi invadida e que sua mãe estava sendo chantageada, Betty na companhia de sua filha Clara iniciam uma investigação para saber quem é essa pessoa misteriosa. Durante a investigação elas precisam viajar até o interior da França com o objetivo de descobrir suas origens, mas também o passado de Maud e da própria família, qual a relação de Maud com esse ser misterioso e quais são os motivos para ele ter chantageado a matriarca da família.
O Homem Rabiscado é um quadrinho europeu que mescla vários elementos, pois há mistérios, investigação, terror, suspense e de certa forma nos remete aos contos de fadas, por vezes a atmosfera é até sombria. A história foi bem construída, assim como os personagens que são carismáticos e cada um com a sua própria personalidade. No decorrer da leitura nos aprofundamos cada vez mais nos mistérios e nas fantasias que Serge e Frederick nos apresentam.
Os traços apresentados na obra são expressivos, fortes, pesados e contribuem para a atmosfera de suspense e mistério, aliás, a arte é em preto e branco, algo que não me incomoda de nenhuma forma. As expressões dos personagens dão vivacidade a obra, fortalecem as sensações e contribuem positivamente para os estilos narrativos apresentados durante a leitura.
Essa foi uma leitura envolvente e nos faz querer saber mais e mais sobre essa família, nos faz querer desvendar e descobrir todos os mistérios que permeiam o ar. Ao longo da leitura nos deparamos com algumas reviravoltas e isso é muito legal, pois me deixou ainda mais ligado na leitura, aliás, são várias pequenas histórias que se entrelaçam e contribuem para história principal. Eu simplesmente amei essa leitura e recomendo para todos que gostam de uma boa história.