UM PLANETA EM SEU GIRO VELOZ – MADELEINE L’ENGLE

Sinopse: Um unicórnio, um menino e o vento, juntos em uma só velocidade! Quando Charles Wallace Murry, agora com quinze anos, grita em desespero a invocação de uma antiga runa para afastar a escuridão, uma criatura radiante aparece. É Gaudior, unicórnio e viajante do tempo. Charles Wallace e Gaudior devem viajar até o passado através dos ventos do tempo e tentar encontrar um Pode-Ter-Sido, um momento do passado em que todos os eventos que se seguiram até o presente podem ser mudados, e o futuro da Terra – esse pequeno planeta em seu giro veloz – pode ser salvo.

Resenha: Um Planeta Em Seu Giro Veloz é o terceiro da pentalogia Uma Dobra no Tempo e a presente trama ocorre cerca de nove anos após os acontecimentos de Um Vento À Porta. A história começa com o dia de ação de graças e a família Murry está preparando o almoço onde estão presente o Sr. e a Sra. Murry, Meg, Charles e os gêmeos. Muita coisa mudou nos últimos nove anos, Meg é agora uma mulher, casada com Calvin, ela está grávida do seu primeiro filho. Charles Wallace tem aproximadamente 15 anos e o seu corpo não desenvolveu tanto, ele aparenta ter um corpo de um garoto de 12 anos. Os gêmeos Dennys e Sandy conseguiram ingressar na faculdade e estudam respectivamente nos cursos de medicina e direito.

“A espaçosa cozinha da casa dos Murry estava iluminada e quentinha. As cortinas haviam sido fechadas contra o escuro lá fora, contra a chuva que vinha do nordeste e ia cruzar a casa. Meg Murry O’Keefe havia preparado um arranjo de crisântemos para a mesa da cozinha, com flores cor de amarelo, bronze e ouro pálido que pareciam acrescentar luz ao aposento.” p. 9.

Enquanto os preparativos seguem à todo vapor para o almoço o telefone toca, e para a surpresa de todos é o presidente dos Estados Unidos que deseja falar com o Sr. Murry, um físico de respeito que constantemente está em contato com a Casa Branca. Essa ligação é vista com desconfiança pela família e rapidamente todos percebem que tem algo de errado e logo vão ouvir uma notícia nada agradável. A notícia é de uma iminente guerra, pois Mad Dog Branzillo, presidente de um pequeno país pretende dar início a um ataque nuclear e tem como alvo os Estados Unidos. Mad Dog não dá sinais de recuar ou desistir desse ataque e desesperado, o presidente dos Estados Unidos pede ajuda ao Sr. Murry para encontrar alguma solução, alguma forma de reverter esse ataque.

“A mãe de Calvin sempre fora taciturna. Em casa, ela comunicava-se sobretudo aos grunhidos. Seus filhos, com a exceção de Calvin, haviam demorado para falar pois raramente haviam escutado uma frase completa até estarem no colégio.” p. 20.

Tão logo a ligação é finalizada o clima que antes era de alegria e festa na casa dos Murry muda rapidamente para um clima pesado e preocupante. Todos ficam quietos, até que a avó de Calvin se manifesta e diz que o adolescente Charles Wallace deve partir em uma nova missão em que deverá utilizar da sua inteligência para impedir o ataque e consequentemente evitar que uma catástrofe ocorra. Pensativo, Charles vai até o quintal da sua casa onde ele acaba invocando uma runa e logo surge um grande unicórnio chamado Gaudior. Charles e o unicórnio deverão embarcar em uma viagem pelo tempo em busca de um Pode-Ter-Sido, que poderá salvar a humanidade dessa possível guerra nuclear.