OS FRUTOS DA TERRA – KNUT HAMSUN

Sinopse: A história é toda contada ao redor do personagem-símbolo Isac, um homem quase primitivo, com uma força monumental e um caráter de igual tamanho. Procurando um lugar para iniciar uma vida, encontra uma encosta cercada de floresta onde constrói uma cabana para ele e suas cabras.O lugar é no norte da Noruega, ermo e isolado, sendo que a vila mais próxima fica a alguns quilômetros distante.Acompanhamos durante o livro inteiro a relação de Isac com Inge, sua mulher, seus filhos, a tia Olie e seus vizinhos que aos poucos vão se estabelecendo ao redor da propriedade Sellanraa. Para Isac, nada era mais importante que o campo: o campo era o seu mundo ,e o trabalho, a pecuária e a lavoura eram as suas aventuras, a sua vida.

Resenha/Opinião: Em “Os frutos da terra” acompanhamos a história de um homem que desbrava uma terra até então inexplorada nos confins da Noruega e ao longo dos anos constrói através do próprio esforço uma morada, ou seja, uma casa para viver e constituir uma família. Esse homem é Isak, um sujeito grande, forte e ingênuo. É nessa terra (floresta) quase na fronteira com a Suécia que aos poucos ele cultiva a terra enquanto constrói uma rústica cabana. Buscando melhorar as condições de vida, Isak adquire alguns animais e mesmo quando as coisas dão errado ele não reclama, muito menos amaldiçoa a natureza, pois ele compreende as dificuldades que enfrenta.
Em determinado momento aparece nesse lugar remoto uma mulher chamada Inger, ela é prontamente acolhida por Isak e passa a ajudá-lo nos trabalhos pesados, algo que é rotineiro. Contudo, com o passar do tempo os dois vão se aproximando, Inger vira a sua companheira e depois a sua esposa com quem tem quatro filhos. A vida vai passando e Isak adquire novos pedaços de terra nessa floresta, ele aumenta as suas posses e novas pessoas vão surgindo na região, elas se estabelecem nas proximidades, bem como alguns negócios são instalados nessa região como a exploração de minério de cobre.
A cada novidade ou acontecimento novos personagens são apresentados, incorporados e explorados. Aos poucos a história de cada um deles vai sendo contado pelo autor que constrói a relação entre eles. Contudo, nem todos os personagens são simples e ingênuos como Isak, nem mesmo como os seus filhos, pois entre os novos habitantes existe pessoas invejosas, preguiçosas e aproveitadoras, entre elas destaco Oline, uma velha senhora que por pura maldade consegue enviar Inger para a prisão, local onde a esposa de Isak permanece por oito anos e nesse período Olie se aproveita de Isak.
Os frutos da terra é um livro lindo, pois o autor nos mostra a relação do homem com a natureza, demonstra o valor e a necessidade do trabalho árduo para crescer na vida e realizar os sonhos, trabalho esse que não precisa ser necessariamente um trabalho braçal, mas aquela luta diária impregnada de vontade, foco e determinação para conquistar algo que queremos. É igualmente lindo e interessante acompanhar a relação de Isak com a sua família, o amor que ele nutre pela esposa e filhos, bem como é muito bom ver a solidariedade que ele demonstra aos seus vizinhos. Mas, nem tudo são flores, pois há personagens que apresentam comportamentos mesquinhos, invejosos e tóxicos, eles demonstram outros sentimentos reprováveis como a preguiça e infidelidade, até mesmo alguns crimes são cometidos.
Os frutos da terra é um livro de caráter identitário, pois retrata um povo, os ideais e uma época. Ademais, essa é a história de um homem que desbravou, persistiu e progrediu na vida. Esse é um livro para conhecer melhor o ser humano, bem como o seu caráter e aspecto psicológico, ou seja, como cada um se comporta diante das situações e cenários que aparecem em seus caminhos. Em suma, esse é um livro brilhante.