Resenha: Mulheres Perigosas é um antologia formada por 21 contos de autores renomados como George R. R. Martin, Joe Abercrombie, Diana Gabaldon e Brandon Sanderson. Por outro lado é uma boa oportunidade para conhecer novos autores, pois ao menos para mim, alguns nomes são novidade. Esses 21 autores, através de seus contos, nos apresentam uma temática interessante é recorrente das mulheres lutando por uma posição de protagonismo. É complicado falar de todos os contos que estão no livro, dessa forma resolvi selecionar apenas alguns deles.
“Shy esporeou o cavalo, cujas pernas da frente fraquejaram, e antes que percebesse o que estava acontecendo, ela e a sela deram adeus uma à outra.” p. 13.
Ou Meu Coração Está Partido de Megan Abbott: Essa história é o segundo conto do livro e nos apresenta Lorie e Tom. Eles se conheceram seis anos atrás e acabou surgindo uma relação entre eles. Tom ainda estudava e aos finais de semana trabalhava para a mãe. Com o passar do tempo, nasce uma criança da relação entre Tom e Lorie, porém certo dia, ao chegar em casa, Tom encontra a mesma vazia, sua esposa Lorie e sua filha Shelby sumiram. Determinado em saber o que aconteceu, Tom parte em busca de sua família.
“Ela esperou no carro. Tinha estacionado sob uma daquelas longas filas de luzes. Ninguém mais queria estacionar ali. Ele imaginava o motivo. No terceiro veículo depois do seu, ele viu as costas de uma mulher contra uma janela, o cabelo sacudindo. Uma vez, ela virou a cabeça e ele quase viu seu rosto, o azul dos dentes enquanto sorria.” p. 31.
A Canção de Nora de Cecilia Holland: Conto de ficção histórica narrado por Nora, uma garotinha esperta, filha de Eleanor de Aquitânia, matriarca da dinâstia Plantageneta, que governou a Inglaterra entre os séculos XII e XV. Esse conto apresenta intrigas sobre o trono inglês. O detalhe é que esse conto está ligado ao conto “Uma Rainha no Exílio”.
“Nora olhou ao redor rapidamente, viu que ninguém estava viajando e fugiu por entre às árvores, descendo a encosta até o pequeno riacho. Ela sabia que não haveria sapos para caçar; seu irmão lhe dissera que quando as árvores não tinha folhas, os riachos não tinham sapos.” p. 55.
“Bem, certo. Eu não sou tipo oficialmente maga. Ainda sou uma espécie de aprendiz. E ninguém me paga de verdade, a não ser que você leve em conta as carteiras e os objetos de valor que às vezes tiro dos corpos.” p. 109.
Raisa Stepanova de Carrie Vaughn: Raisa é uma piloto de caça russo e esse conto nos leva para a Segunda Grande Guerra Mundial, período em que acompanhamos a protagonista em uma missão de bombardeio. Raisa busca sobressair e conquistar o seu lugar nesse universo dominado pelos homens em meio aos perigos inerentes da guerra.
“Apontou para o meio da esquadrilha alemã Bombardeiros isolados ficaram grandes muito rapidamente, tomando o céu à sua frente. Continuou avançando, como uma flecha, até ela e Inna estarem ao alcance.” p. 159.
Vizinhos de Megan Lindholm: Este está sem sombra de dúvidas entre os três melhores contos do livro, escrito por Megan Lindholm (Robin Hoob da Saga do Assassino). A trama ocorre em Tacoma e conhecemos a vida de Sarah Wilkins, uma senhora idosa, viúva e que aos poucos está perdendo seus entes queridos. Com idade já avançada, seus filhos acreditam e defendem a ideia de que ela deve morar em um asilo, porém Sarah é contra essa ideia, pois ama o lugar que mora e adoro a vizinhança. A idosa não quer abrir mão de todas as recordações e lembranças que tem da sua vida nesse local e em certo momento sua vida dá uma guinada quando o homem mochila entra em cena.
“Eram três horas da manhã e o sono passara. Sarah fora até a cozinha de robe, colocara a chaleira para esquentar e vasculhara os armários até encontrar uma caixa de saquinhos de chá Celestial Seasonings Tension Tamer.” p. 215.
Sombras nas Florestas do Inferno de Brandon Sanderson: No presente conto acompanhamos a narrativa através do ponto de vista da Madame Silêncio, uma mulher que vive nas Florestas do Inferno e tem a companhia do ajudante Dob, um velho homem que cuida do estábulo. Silêncio Montane é proprietária de uma estalagem, ao mesmo tempo é mãe da garota William Ann e cuida da garotinha Sebruki. Silêncio é descendente das primeiras pessoas que ocuparam a floresta, ela é uma Forescout. Seus descendente ficaram conhecidos por idolatrarem o Deus do Além.
“Silêncio Montane fechou a porta para o salão, depois se virou e colou as costas nela. Tentou desacelerar seu coração disparado respirando. Será que tinha dado algum sinal óbvio? Será que eles sabiam que os reconhecerá?” p. 273.
A Princesa e A Rainha de George R. R. Martin: Esse é o último conto do livro, fechando Mulheres Perigosas e nele vemos o que aconteceu na Dança dos Dragões. George nos apresenta um conto repleto de intrigas, traições e guerras entre as famosas casas do continente. Após o Rei Viserys I morrer, o trono seria sucedido por Rhaenyra, a única sobrevivente do primeiro casamento de Viserys I, contudo foi Aegon, filho mais velho do casamento atual do rei, que influenciado e manipulado pela Rainha Alicent, que sobe ao trono. Esse conto é uma sequência para O Príncipe de Westeros, antologia de mesmo nome que demonstra a guerra entre ocorrida entre duas facções da família Targaryan que lutaram pelo Trono.
“Do lado de fora, a tempestade desabava. Trovões ecoavam pelo castelo, a chuva caía em cortinas densas e, de tempos em tempos, grandes descargas de raios brancos azulados iluminavam o mundo como se fosse dia.” p. 674.
Opinião: É interessante ao longo da leitura acompanhar as escritas dos autores, alguns mais detalhistas, outros mais objetivos, porém é possível perceber que todos tiverem cuidado e esmero ao elaborar as histórias, tudo com carinho para o leitor. É claro que em meio aos 21 contos, existem contos excelentes, bons, razoáveis e outros que particularmente não me agradaram, mas isso é um tanto subjetivo.
Mulheres Perigosas é um livro e uma antologia sensacional, nos deparamos com alienígenas, pessoas comuns, assassinas, piloto de caça, personagens manipuladoras, ambiciosas e piedosas. Esse é um livro que traz diversos universos e inúmeras possibilidades. É uma antologia indispensável e extraordinária, pois apresenta contos de fantasia, aventura, ficção histórica e científica como exemplos. Todos os contos são liderados por protagonistas femininas.
É muito bom reler a escrita de George R. R. Martin, Joe Abercrombie e Brandon Sanderson e por outro lado foi muito bom o meu primeiro contato com a escrita de autoras que eu já conhecia pelo nome, como Diana Gabaldon, Megan Abbott, Cecilia Holland e Megan Lindholm. Eu super recomendo a leitura de Mulheres Perigosas para todos.
Mais Notícias
Bem Mais Perto – Susane Colasanti
Bela Maldade – Rebecca James
Batendo à Porta do Céu – Jordi Sierra i Fabra