Guia Prático Antimachismo – Ruth Manus

Guia Prático Antimachismo é um verdadeiro tapa na cara de quem não entende o que é machismo e tampouco feminismo, além disso delineia de forma suscinta o motivo de tentarmos mudar a estrutura que vivemos e que só tem prejudicado homens e mulheres.

Saudações Leitores!

Gosto bastante de ler livros sobre feminismo, machismo e quando soube do volume Guia Prático Antimachismo (2022) de Ruth Manus, fiquei absolutamente encantada e já fui solicitando para ler. É sempre bom se manter informada sobre o movimento feminista, representatividade e a tentativa de fazermos uma sociedade melhor e mais empática, portanto, acompanhar pensamentos, observar argumentos é um dos pontos principais para nosso conhecimento e engrandecimento intelectual.

Vivemos em uma sociedade machista e consequentemente passamos anos sendo criados para sermos machistas até que atualmente nossa sociedade está dando mais abertura para o diálogo sobre os moldes estruturais que vivemos e que, posso dizer, não promove a equidade e tampouco uma sociedade mais justa.

Ruth Manus vem falar, de maneira sucinta, em Guia Prático Antimachismoque ir contra o machismo ao contrário do que pode suscitar (de não haver mais homens “de verdade”) significa que tanto homens e mulheres sofrem com a estrutura machista de nossa sociedade que coloca como paradigma de homens aqueles sujeitos que não tem sentimentos, que não podem chorar, que tem que mostrar sua masculinidade mandando em todos, batendo ou humilhando o próximo.

 

Além disso o machismo, como argumenta a escritora, não prejudica apenas as mulheres, mas os próprios homens que não correspondem ao paradigma machista. Esse modelo é que faz com que atrocidades possam acontecer na sociedade e ninguém questionar porque foi um homem que fez.

Sem dúvida esse foi um dos melhores livros que li este ano de 2022 (até o momento) e que serve para utilizarmos como argumentos para todos os machistas que acham sua postura maravilhosa, na verdade este volume nós faz perceber que ainda há muita coisa que precisa ser modificada e isso, sinto muito dizer, será um trabalho árduo e que só irá ser perceptível nas futuras gerações.

Muitas coisas já estão sendo desconstruidas, mas ainda há muito para mudar, então, para finalizar, é claro que recomendo Guia Prático Antimachismo, pois além de trazer reflexões importantes, é uma leitura fluida e engrandecedora.