Amor e Gelato – Jenna Evans Welch

Saudações Leitores!

O que falar de AMOR E GELATO escrito por Jenna Evans Welch? Sobre a autora ela escreveu também Amor e Sorte e Amor e Azeitonas, além desse ponto, lamento em dizer que AMOR & GELATO tornou-se um filme adaptado pelo streaming Netflix, porém…. o filme não chega aos pés do livro, em outras palavras a adaptação é medíocre e o enredo não tem nada a ver com o livro. Resumindo: o que fizeram foi utilizar o nome do livro e  nome de  alguns personagens.

No entanto, não estamos aqui para falar do filme, e sim do livro, o que é bem mais legal. AMOR E GELATO é um daqueles livros, que é super gostosinho para ler nas férias; Na verdade, o livro em si já tem uma atmosfera de férias.

“Quando uma pessoa desiste de um relacionamento, não há nada que você possa fazer para segurá-la.”

No livro vamos acompanhar Lina que, após a morte de sua mãe, se vê obrigada a ir para a Itália morar com Howard – um homem que ela nunca viu falar na vida e nunca chegou a conhecer – porém, sua mãe solicita que ela vá para a Itália e conheça mais do país que marcou a vidada mãe, assim, consequentemente, ela conheceria melhor sua própria mãe.

É na Itália que a Lina vai conhecer a beleza do lugar, seus gelados e os jovens italianos que são educados, bonitos, gentis e que estão curiosos em relação a ela.

AMOR E GELATO traz uma história de amor de jovem, mas o livro não se resume apenas em romance, e sim, em reconhecer e reconstruir um passado: o passado da mãe de Lina, quer viver os seus melhores dias em Florença.

 

“Florença é o lugar perfeito para se apaixonar, o que significa que é o pior lugar do mundo para ficar de coração partido.

 

É nesse ínterim que, através de um diário, Lina vai seguir os passos de sua mãe pelas ruas da Itália e Florença, ao passo em que vai morar em um cemitério da Segunda Guerra Mundial com Howard e terá toda a sua vida virada de pernas para o ar, tendo que se adaptar com essa nova realidade e com o luto da perda de sua mãe.

É incrível como AMOR E GELATO é um romance que se desenrola sem muitos arrodeios, pois logo no começo do livro Lina recebe de Sônia (que foi amiga de sua mãe) um diário da  mãe dela e ao lado de Ren – um novo amigo – saí reconstruindo os passos presentes no diário em busca de respostas.

Porém, é nesse momento que temos um “furo” no enredo, pois o mais lógico seria Lina ler o diário de “cabo a rabo” e conhecer toda a história, mas o que ela faz é ler partes do diário e sair pela Itália reconstruindo os passos da mãe, quando o mais fácil seria só ler e depois ir em busca de complementação para as informações.

“Eu achava que queria fantasia e paixão, mas no fim das contas o que realmente quero é alguém que me acorde cedo para eu não perder o nascer do sol.”

Embora tenhamos esse detalhe evidente em AMOR E GELATO que pode desagradar muitos leitores pela falta de coerência, informo que tal trivialidade não prejudica a narrativa de modo a deixá-la maçante ou chata, o volume continua sendo uma delícia de ler e flui com muita naturalidade!

Para concluir, AMOR E GELATO, é um livro adolescente que aborda dilemas jovens, sobretudo levando em conta as vivências da personagem. O volume também se trata de um clichê super gostoso de ler e apesar de ser evidente que o público alvo são os adolescentes românticos e que querem “viajar” pela Itália, nada impede que alguém mais maduro leia e se delicie com o volume.

Fica, aqui, a sugestão de leitura. Até o próximo post!